O Grupo

O bairro das Lameirinhas sempre teve da parte dos seus habitantes uma forma de estar que denota um bairrismo inigualável. A exemplo disso, eram as festas dos Santos Populares, que em tempos remotos competiam de uma forma saudável com os restantes bairros da zona urbana da Cidade. Também a participação nos Jogos Tradicionais, eram bom indicador de como o bairro das Lameirinhas sempre esteve bem representado e defendido.

Data pois de 1981 a fundação do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas tendo esta, origem num grupo de amigos que por gostos comuns pelo desporto ( em particular pelos Jogos Tradicionais ) e também por desejarem oficializar o que já antes era a imagem de união, dedicação e defesa dos interesses do bairro. Foi então em 30 de Outubro do referido ano que se iniciou a grande cruzada que hoje continua com o mesmo apego e entrega de todos quantos do G.D.R.L. fazem parte.

Logo no seu primeiro ano de existência começou a construção daquela que é hoje a sua sede.

Embora desde o inicio tenha sido preocupação de todos as direcções, o caracter desportivo e social da colectividade, terá sido na década de 90 que a mesma deu um salto para a sua afirmação nestas duas vertentes. Com efeito, é o G.D.R.L. considerado em 13-11-1990 em diário da República como IPSS. Facto esse que iria abrir mais portas á instituição, conferindo-lhe também responsabilidades acrescidas. Desde logo começou a funcionar o A.T.L. , sendo só em 1995 com a ampliação do edifício/sede que a instituição estava preparada para desenvolver mais a sua acção social, com o funcionamento da creche, o que veio a acontecer em 96, tendo mais tarde aberto o Jardim de Infância. Estava pois, o G.D.R.L. lançado naquela que é a sua actividade mais importante, o proporcionar o bem estar da população.

Também na mesma década despoletou a instituição, de uma forma responsável, qualitativa e quantitativa para a vertente desportiva. Foi em 1992 que se disputou pela primeira vez uma competição oficial de futsal, onde logo foi consagrado campeão distrital. Começou assim o grande caminho que transportou o G.D.R.L. para as luzes da ribalta, futebolisticamente falando. É hoje referência obrigatória, quando se fala de desporto a nível distrital e de Futsal a nível nacional. Foi notável a sua ascensão, disputando no dia de hoje, a subida ao escalão máximo da modalidade.

Mas não ficam por aqui as apostas no desporto, nasceu em 1995 o basquetebol . Dedicando-se exclusivamente aos escalões de formação no sector feminino. Também nesta área os resultados foram extremamente positivos, com participações nos campeonatos regionais e nacionais.

Decorria já o ano de 2003 quando se deu inicio á formação de atletas no Futsal, com o aparecimento das escolinhas .

Para proporcionar aos sócios da colectividade alternativas na prática do desporto, surgiram ao longo dos anos outras modalidades, como o cicloturismo, as caminhadas ou a aeróbica .

No que diz respeito a actividades culturais tem também o G.D.R.L. uma palavra a dizer. Pois para além do salão/bar onde os associados podem praticar jogos de mesa e confraternizar entre si, tem a instituição dado continuidade ás já tradicionais festas dos santos populares.

Hoje, com 32 anos de existência são cada vez mais as razões que levam os seus dirigentes; sócios e a população em geral, tentar alcançar o maior sucesso cultural, desportivo e social da instituição e realizar o sonho daquele grupo de amigos, que em boa hora fundou esta casa.

 

Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas, aderiu ao Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC), para resolução de conflitos de consumo, privilegiando assim a Resolução Alternativa  de Litígios (RAL).

A resolução alternativa de litígios de consumo ( RAL ) apresenta as seguintes vantagens:

  • São céleres e eficazes;
  • São tendencialmente gratuitos;
  • Juntam as partes na resolução do conflito.

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC)

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa,
Campus de Campolide
1099-032 LISBOA.

Tlf: 213847484
Site: http://www.arbitragemdeconsumo.org
E-mail: cniacc@fdunl.pt

0
Your rating: Nenhum